Brasileiro fica 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais

Dado é da pesquisa Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social em parceria com o Hootsuite

Brasileiro fica 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais

Mais de 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo já usam a internet, das quais 3,8 bilhões estão nas redes sociais. Parece muito? E é: os internautas já são 60% dos 7,7 bilhões de seres humanos espalhados pelo planeta, segundo a pesquisa Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social em parceria com a ferramenta Hootsuite.

O número de pessoas conectadas à internet cresceu 7% na comparação de janeiro deste ano, quando o estudo foi divulgado, com o mesmo mês de 2019, o equivalente a 298 milhões de novos usuários. E o tempo de uso também cresceu. Hoje, um ser humano fica online, em média, 6 horas e 43 minutos por dia, três minutos a mais do que em janeiro de 2019. Na prática, cada usuário fica conectado à web mais de 100 dias por ano, ou 40% do tempo em que está acordado, considerando uma noite de sono diária de 8 horas por dia.

“Cada usuário fica, em média 100 dias por ano conectado à internet”

A quantidade de usuários de telefone celular também chama a atenção. Já são 5,2 bilhões deles, de acordo com o estudo, um aumento de 124 milhões de pessoas (2,4%) no mundo em apenas um ano.

Ao mesmo tempo, as redes sociais ganharam mais 321 milhões de adeptos, uma alta de 9% no período. Se a tendência for mantida, até o meio deste ano metade de toda a população mundial estará utilizando alguma social media. Na média, cada usuário fica 2 horas e 24 minutos por dia nas redes sociais.

Os dados relacionados ao Brasil estão alinhados à realidade global. Por aqui, são 205,8 milhões de linhas de telefone celular, segundo o estudo, o equivalente a 97% da população. Já o acesso à internet atinge 150,4 milhões de brasileiros, uma penetração de 71%, enquanto os usuários de redes sociais chegam a 140 milhões de pessoas, 66% do total de habitantes.

“66% dos brasileiros já estão nas redes sociais”

O Brasil também ocupa o terceiro lugar no ranking de populações que passam mais tempo na social media, com uma média diária de 3 horas e 31 minutos, atrás apenas de Filipinas (3h53) e Colômbia (3h45). Nesse quesito, a média mundial é de 2 horas e 24 minutos de uso por dia.

Insights

A pesquisa também detectou algumas tendências de comportamento. A população mundial está mais consciente do seu uso da internet, o que significa que as pessoas vêm utilizando com mais parcimônia os aplicativos - como, por exemplo, o Instagram, que aboliu a visualização de likes para diminuir a sensação de “captura” dos usuários.

Em 2020, diz o estudo, as marcas devem seguir este caminho, ajudando os consumidores a estabelecerem uma relação digital mais saudável. E não é só: elas também serão recompensadas por atitudes transparentes, o que contribui para diminuir a ansiedade dos usuários em relação aos altos níveis de desinformação e fake news que vem permeando a web.

Há mais desafios pela frente para as empresas que desejam recorrer ao Marketing Digital. Hoje, é crucial o papel dos porta-vozes das próprias companhias em informar corretamente sua base de clientes, de modo que uma mensagem efetiva irá exigir cada vez mais a criação de uma relação de confiança entre colaboradores e consumidores.

“Consumidores querem conteúdo que dialogue com suas experiências de vida”

Outra tendência que não só se mantém como se aprofundará é o desejo das pessoas em verem conteúdos cada vez menos corporativo e cada vez mais em sintonia com a sua própria realidade e experiências de vida, por meio de histórias empáticas que tragam significado para elas.

É preciso encontrar um equilíbrio entre alcançar novos consumidores em canais de maior alcance e fidelizar aqueles já existentes por meio do estabelecimento de relações sólidas e de confiança - uma boa missão para o time de Marketing de Conteúdo da Visia.

Se quiser ler a pesquisa completa (em inglês), acesse aqui.

Compartilhe:

Posts Relacionados