Inbound Marketing

Cliente

Votorantim Cimentos

Serviços

  • Planejamento
  • Conteúdo
  • Criação
  • Mídia
  • Tecnologia

Um mapa de oportunidades

O segmento da construção civil tem participação significativa e impacto na economia do país. Responsável pelo desenvolvimento urbano e habitacional, é nesta área que se encontram profissionais que constroem e transformam. A Votorantim Cimentos, sabendo da importância de sua participação no mercado, criou o portal Mapa da Obra - um site de conteúdo e branding para a construção civil.

Navegar por este mar complexo da indústria da construção civil brasileira não é tarefa fácil, mas topamos este desafio da melhor maneira: construindo e desenvolvendo este Mapa! Desde 2017, gerenciamos este portal, criando o planejamento destes conteúdos e realizando todas as publicações, além das manutenções necessárias.

Identificando os navegantes

2017 não era um ano fácil para a construção civil, que vinha desde 2013 amargando resultados ruins - contrários ao crescimento significativo vivenciado entre 2008 e 2012. Para escrever conteúdos mais assertivos pautados em personas, e além disso, entregar para a Votorantim Cimentos uma estratégia com captação de leads, em 2017, implementamos também o Inbound Marketing no portal.


Um dos primeiros passos deste trabalho foi entender: quem são os públicos leitores do Mapa da Obra? Quem são os potenciais clientes da Votorantim Cimentos? Respondendo essas perguntas, chegamos à duas personas: o lojista de material de construção e o engenheiro civil, responsável por uma obra.

Desenhando o mapa

Com a estratégia definida e a identificação das personas, gerenciamos todos os conteúdos e criamos desde materiais-ricos à reportagens técnicas no site. Para, efetivamente, conquistar o público correto, realizamos pesquisas periódicas de persona e fazemos a cobertura dos principais eventos do setor. Estando presentes em feiras e congressos, como: FEICON, Concrete Show, Construdigital etc.

Fazer Inbound Marketing com conteúdo técnico é a mesma coisa que aplicar uma estratégia de Inbound Marketing convencional? Não. Para este projeto dar certo, fizemos mais do que comunicar, nós aprendemos a ouvir. Cada conteúdo publicado no Mapa da Obra conta com uma apuração rigorosa e entrevistas com fontes importantes do setor. Isso nos garante conteúdo com credibilidade e exclusividade.

Produzimos mais de 20 e-books e outros tipos de materiais-ricos, como planilhas e podcasts, durante este processo. Além disso, conversamos com diversas fontes que são referência no setor da construção civil e que nos deram entrevistas exclusivas para auxiliar no desenvolvimento do setor.

Resultados

sessões por mês
tráfego orgânico
leads captados

Vamos nos ver?

Envie uma mensagem.